Tutorial: como fazer adesivos em casa
Depois de um mês inteiro falando sobre adesivos, vamos continuar no assunto. Preparei um tutorial para mostrar como fazer adesivos em
casa. Eu usei vinil em metro (que já tinha em casa), mas você pode fazer com Papel Contact. O efeito é bastante semelhante e o modo de fazer é exatamente o mesmo. Olha só!
A primeira coisa a fazer é decidir qual figura você quer recortar em adesivo. Eu decidi fazer pássaros para colar no banheiro. Encontrei um clipart de um pássaro parecido com o que estava procurando. Importei a imagem no Corel Draw – você pode usar qualquer desenho e qualquer programa, até o Word resolve – defini o tamanho (20cm de largura, para caber em uma folha A4) e imprimi em preto e branco mesmo, porque esta figura só vai servir de molde para riscar o adesivo. Se você tiver papel para impressão mais grosso (gramatura 180 já serve), melhor. Se não, pode imprimir em papel comum, recortar, colar em um papelão e recortar de novo. Assim, vai ficar com um molde fácil de usar. Mas se você só pretende usar a figura uma ou duas vezes, não sei vale a pena ter tanto trabalho. Nesse caso, minha sugestão é que você transfira a imagem para o verso do adesivo usando carbono.
Com as imagens impressas, é só recortar, para ter o molde. Eu usei papel Color Plus 180g na cor rosa, porque era o que tinha sobrando aqui. Na hora de recortar, você só precisa se preocupar com as bordas externas da figura.
Basicamente, é a imagem acima que eu vou transformar em adesivo. Para quem está começando, eu sugiro que escolha figuras simples, como o passarinho e a nota musical. O balão vazado dá mais trabalho para recortar no vinil e depois é muito, muito chato de colar, porque ele sempre deforma um pouco.
Com os moldes recortados, é só riscar o verso do adesivo ou do Papel Contact. Preste atenção porque, se a sua figura tiver lado, é preciso riscá-la espelhada, para que não fique ao contrário depois de colada.
No meu caso, como eu queria dois pássaros, risquei uma vez pelo lado direito do molde e outra pelo avesso, para que cada passarinho ficasse de frente para um lado.
Pronto! Os adesivos já podem ser colados. Basicamente, isso é tudo que você precisa saber ara fazer um adesivo. Lembre-se: a primeira tentativa sempre deve ser com uma figura bem simples, fácil de recortar e de colar. Imagens vazadas ou com muitos detalhes dão um trabalhão e podem não ficar boas, então é melhor começar pelo básico.
Por que eu estou dizendo isso de novo? Veja como foi colar o adesivo…
Sempre comece a colar pela figura principal, que no meu caso é o passarinho. Para iniciar a colagem, retire um pedaço do papel protetor, dobre-o para trás e prenda o topo do adesivo na superfície onde será colado.
Para que o adesivo não fique com bolhas de ar, o ideal é usar uma espátula plástica para ajudar na hora da colagem. Se você não tiver nada parecido, passe a mão com força e várias vezes, até retirar todo o ar entre o adesivo e a superfície. Acredite: formam-se muitas bolhas e o visual não é
bonito – principalmente se você usar cores claras de vinil ou se colar num vidro, onde se pode ver dos dois lados.
Ok. O pássaro está colado. E foi bem fácil. Agora vamos para o balão vazado… Você começa retirando um pedaço do papel protetor e vai colando cuidadosamente. Até que… A figura deforma só um pouquinho. E acredite, por mais
cuidado que a gente tome, sempre se corre o risco de que isso aconteça. O que faz você entender porque eu acho que é bem melhor fazer adesivos usando imagens sólidas, sem vazados.
Mais uma dica: não importa qual o tipo de figura do seu adesivo, sempre é melhor retirar apenas um pedaço pequeno do papel protetor antes de iniciar a colagem. Se você retirar todo o papel de uma só vez, vai acabar com muitas bolhas, adesivo torto ou até enrrugado.
Na foto fica difícil de visualizar, mas os balões acabaram meio tortos e com pequenas pregas. Nada que me fizesse querer arrancar tudo do vidro, mas ainda assim não ficou perfeito como eu gostaria.
Agora o meu box do banheiro tem dois adesivos de pássaros cantando e eu adorei o resultado. Deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena!
Via: Banana Craft
Mas eu postei esse tutorial porque tive uma idéia semelhante, mas para personalizar o notebook, ai resolvi procurar algo, achei esse para ilustrar.Serve também, se alguém quer algum meio barato para personalizar qualquer coisa ta aí, um jeito fácil e barato!Vou fazer isso no meu notebook!E galera Funciona.
Eu vou contar como planejei o que vou fazer, depois quando eu fizer, eu posto fotos e um passo a passo, mas é bem mais simples até.
É o seguinte, pensei assim, comprar uma daquelas folhas de papel fotográfico, só que com colante, fazer um desenho no PhotoShop, dai eu imprimo na respectiva folha, e para dar uma proteção a mais eu colo em cima uma folha de papel contact transparente.E depois colo no note!Espero que funcione, e que de um bom resultado.A idéia já tive, agora só falta uma ilustração, e os materias!Depois eu faço e posto aqui também.
Por: Giovane Morbi